INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE ESCOLA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA "SÃO FRANCISCO DE ASSIS" NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA / SP.

Authors

  • LISAMARA DIAS DE OLIVEIRA NEGRINI UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
  • Rafael Martins de Oliveira Universidade São Francisco
  • Giuliana Venturi Falabella Pereira Leme Universidade São Francisco
  • Rodinei Vieira Veloso Universidade São Francisco
  • Eli Cristiano Meneses Universidade São Francisco
  • Michele Lacerda Pereira Ferrer Universidade São Francisco
  • Lucia Aparecida Federigui Pereira Leme Universidade São Francisco
  • Valdineia Maria Tognetti Universidade São Francisco
  • Ana Carolina da Graça Fagundes Freire Universidade São Francisco
  • Kleber Leilsson dos Santos Universidade São Francisco
  • Vitor Piquera de Oliveira Universidade São Francisco
  • Edson Masera Terra Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.41

Abstract

A integração ensino-serviço-comunidade é entendida como o trabalho coletivo, pactuado e integrado entre estudantes e professores dos cursos da área da saúde e trabalhadores dos serviços de saúde, gestores e comunidade, visando à qualidade da atenção à saúde e da formação profissional, além do desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores dos serviços de saúde. O presente artigo de abordagem quanti-qualitativa e método exploratório exibirá as características do processo de implementação da Unidade Escola Estratégia de Saúde da Família “São Francisco de Assis”, como também, a opinião da clientela – satisfação dos usuários, discentes e docentes e as potencialidades e desafios do projeto que conta atualmente com 2.646 usuários, os quais são assistidos integralmente por equipe parametrizada de composição híbrida. Entre janeiro e junho de 2017 ofertou 3.620 atendimentos individualizados, além de ações coletivas que contaram com a participação de 183 acadêmicos. Com uma abordagem interdisciplinar, a assistência tem se baseado no acolhimento da demanda espontânea, na prática humanizada, na discussão coletiva dos casos e na continuidade do cuidado, confirmando que a integração ensino-serviço-comunidade apresenta avanços e também muitos desafios, especialmente na compreensão de seu sentido conceitual, cabendo salientar o papel significativo dos gestores municipais neste processo. O presente estudo alcançou seus objetivos e teve sua importância, podendo contribuir para o aprimoramento da integração ESC no SUS, mobilizando iniciativas e novas discussões.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-19

How to Cite

NEGRINI, L. D. D. O., Oliveira, R. M. de, Leme, G. V. F. P., Veloso, R. V., Meneses, E. C., Ferrer, M. L. P., … Terra, E. M. (2017). INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE ESCOLA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA "SÃO FRANCISCO DE ASSIS" NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA / SP. Revista Ensaios Pioneiros, 1(1), 26–44. https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.41

Issue

Section

BIOLOGY AND HEALTH SCIENCES